Constantes e Variáveis

Constantes e variáveis são formas de associar um nome a um valor, seja para armazenamento temporário, manipulação, operações, etc. São extremamente úteis para a programação e promovem um passo-a-passo no seu algoritmo.

O maior cuidado que temos que ter com elas são os nomes escolhidos, pois eles garantem a legibilidade e compreensão posterior. Depois precisamos decidir qual utilizar: variável ou constante?

Constantes

Como o próprio nome diz, uma vez atribuído um valor para uma constante, não podemos alterá-lo.

let limiteJogadores = 10 // número máximo de jogadores por sala

Variáveis

Ao contrário das constantes, aqui podemos alterar o valor sempre que necessário. Nossa única preocupação será com o tipo do valor1.

var numeroJogadores = 0 // número atual de jogadores na sala

Exemplo:

let limiteJogadores = 10 // número máximo de jogadores por sala
var numeroJogadores = 0  // número atual de jogadores na sala

// ao entrar e sair jogadores podemos atualizar o valor da variável
numeroJogadores = 3

// note que estamos sempre utilizando o mesmo tipo de valor
// nesse caso um número
numeroJogadores = 1

Agora que conhecemos as diferenças básicas entre constantes e variáveis1 podemos tomar uma decisão melhor quando utilizá-las. Sempre que souber que um valor atribuído não será alterado, use uma constante. Via de regra, devido às otimizações de performance, erre para o lado da constante. Melhor futuramente perceber que precisamos de uma variável e alterar, do que lembrar de voltar atrás e usar a constante.

Até a próxima >}


  1. Como a Swift é uma linguagem fortemente tipada, uma vez que uma variável tem um tipo de valor definido todos os valores atribuídos posteriormente precisam ser do mesmo tipo.

  2. Existem alguns outros pequenos detalhes entre elas, porém eles serão melhor explicados futuramente.